domingo , 25 junho 2017
Home / Destaque / Artigo Legado de Barack Obama

Artigo Legado de Barack Obama

Presidente Obama, sentiremos saudades!

“Yes we can, yes we did” sim Obama, você fez a diferença

Hoje sexta-feira dia 20 de janeiro do ano de 2017, deixa o poder umas das figuras políticas e de liderança mais importantes a nível mundial jamais vista nos últimos anos. O 44º Presidente norte-americano, Barack Hussein Obama, deixa a Casa Branca com uma gestão brilhante e honrada durante os seus dois mandatos que duraram oito anos. Obama não só cumpriu com vantagem sobre as expectativas nele depositadas, mas também posicionou sua Presidência à altura das maiores lideranças política da história dos Estados Unidos.

Obama não apenas inspirou milhões de pessoas, dentro e fora de seu país, mas conferiu ao cargo uma dignidade difícil de ser igualada: tanto ele como sua família foram exemplares no comportamento público, sem que se possa censurá-los por escândalo algum, ao mesmo tempo em que estiveram próximos de seus compatriotas.

Tenho uma forte ligação com os Estados Unidos, estive nesse grande País pela primeira vez aos 12 anos de idade, concluí os estudos do 2° grau na cidade de Sacramento na Califórnia, e nos últimos 10 anos tenho ido com uma grande frequência visitar minhas duas filhas que são cidadãs americanas e residem no estado da Florida, nunca eu estive tão ligado e conectado nos últimos acontecimentos da política norte-americana.

Obama deixa um país muito diferente daquele que recebeu em janeiro de 2009. À época, os EUA estavam à mercê de uma duríssima crise econômica e, além disso, envolvidos em duas custosas guerras no Afeganistão e no Iraque e com sérias dúvidas sobre seu papel no mundo. Em todos esses casos, Obama tomou decisões tão difíceis quanto valentes. Não recuperou apenas uma empresa automobilística em dificuldades, mas todo o setor, e não se limitou a resgatar um banco quebrado, mas o setor financeiro mais importante e poderoso do mundo.

O desemprego nos Estados Unido quando Obama assumiu o governo alcançou níveis nunca vistos desde a Grande Depressão na década de 30, o mercado de trabalho se recuperou, permitindo a Obama se despedir do povo americano com nada mais e nada menos que 12 milhões de postos de trabalho criados, hoje apenas 4,7 milhões de americanos estão desempregados, no mesmo período, o rendimento do cidadão americano subiu e a pobreza no país caiu. Além disso, conseguiu aprovar a reforma do sistema de saúde, uma problemática sem fim para os americanos, num esforço no qual todos os seus antecessores democratas fracassaram. Tudo isso, é preciso lembrar, com um Congresso hostil majoritariamente republicano que estabeleceu barreiras até extremos extraordinários a sua ação de governo.

Eliminou o inimigo número um dos Estados Unidos, o líder da Al-Kaeda, Osama Bin Laden, e não fez disso um troféu.  Para a América Latina, fica como maior herança o restabelecimento paulatino das relações com Cuba, algo que nenhum antecessor se atreveu a mexer, e que já é praticamente um fato sem retorno.

Antes de Obama os Estados Unidos eram vistos em grande parte do mundo como um país agressivo, devido à política internacional adotada por seu antecessor, George W. Bush. A chegada de Obama mudou radicalmente essa percepção entre amplas esferas da população mundial.

Negro, ele não direcionou todas as ações do seu governo para o combate à discriminação. Fez melhor: com sutileza, tratou do assunto, pregando o respeito a todas as raças e a todas as origens. Com humor e elegância, Obama mostrou que é possível ser um homem poderoso com um quê de humildade, presente até o seu último discurso, e mostrou que o exemplo sempre deve vir de cima.

Obama despede-se com discurso emocionante em defesa da democracia, incentivando americanos a participar ativamente da política. Emocionou-se ao lembrar-se do companheirismo de sua esposa Michele Obama que realizou um grande papel em diversas áreas sociais dos Estados Unidos, e preferiu um tom sutil e conciliador com o seu sucessor Donald Trump. Sim Obama, você quis e você pôde, e com o seu trabalho você fez com que a America continuasse grande. Já estou sentidos saudades, e sentiremos muitas saudades.

Ricardo Zacarias

ricar_zacarias@hotmail.com

Comentário

Comentário

Veja Também

ESTUDANTES DA ESCOLA ESTADUAL LIONS CLUBE SE DESTACAM NO EVENTO ROBO ÁRA EM PONTA PORÃ

Estudantes da Escola Estadual Lions Clube de Ponta Porã participaram do III Robô Ára organizado ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *