terça-feira , 31 março 2020
Home / Educação / AUDIÊNCIA PÚBLICA DA REVALIDA MOVIMENTA UNIVERSITÁRIOS DE MEDICINA E AUTORIDADES MUNICIPAIS, ESTADUAIS E FEDERAIS NA FRONTEIRA

AUDIÊNCIA PÚBLICA DA REVALIDA MOVIMENTA UNIVERSITÁRIOS DE MEDICINA E AUTORIDADES MUNICIPAIS, ESTADUAIS E FEDERAIS NA FRONTEIRA

Audiência Pública que tratará da Revalida, o exame nacional que habilita profissionais formados no exterior a atuar na Medicina no território brasileiro que será realizada na próxima sexta-feira (04) na Câmara Municipal de Ponta Porã, a partir das 19 horas, movimenta autoridades e universitarios de medicina na região de fronteira.

Segundo o presidente da Câmara de Vereadores, Candinho Gabínio (PSDB) está confirmada a presença dos estudantes brasileiros que cursam medicina nas faculdades da cidade paraguaia de Pedro Juan Caballero e de autoridades federais brasileiras que foram convidadas para participar do evento.

Candinho Gabínio, considera oportuno a realização da audiência pública para tratar do assunto por vários motivos. “Trata-se de um tema preocupante porque na nossa fronteira existem cerca de 15 mil brasileiros estudando Medicina nas oito faculdades de Pedro Juan Caballero. A maioria se forma com o objetivo de trabalhar no Brasil. Porém, o Revalida não é feito anualmente, impedindo que estes profissionais obtenham o direito de atuar no nosso país, inclusive se inscrevendo nos programas de grande alcance social criados pelo governo federal”, afirmou Candinho.

O presidente da Casa de Leis disse que existe uma proposta do deputado federal Beto Pereira (PSDB) para que o Revalida seja feito anualmente. O parlamentar apresentou uma Emenda Aditiva à Medida Provisória Nº 890/2019, que obriga o Governo Federal a realizar o Revalida pelo menos uma vez ao ano, sob pena de sanção. A proposta visa atender profissionais da área de medicina que se formam no exterior para que exerçam a profissão de forma regularizada no país, atuando inclusive no programa Médicos pelo Brasil, anunciado no início de agosto de 2019 pelo Ministério da Saúde.

Comentário

Comentário

Veja Também

PAIVA NETTO, FALA SOBRE SUSTENTABILIDADE E REEDUCAÇÃO

O mundo inteiro fala em sustentabilidade, mas firmada em quê? Em geral, num pensamento econômico ...